Header Ads Widget

Como Funciona o Mercado da Bolsa de Valores para Comprar e Vender Ações

Como Funciona o Mercado da Bolsa de Valores para Comprar e Vender Ações

Como Funciona o Mercado da Bolsa de Valores para Comprar e Vender Ações

Por que investir, quem pode e como investir? Quando você compra ações de uma empresa pública, está comprando uma pequena parte dessa empresa. Como é difícil rastrear todas as empresas, os índices Dow e S&P incluem uma seção do mercado de ações e seu desempenho é visto como representativo de todo o mercado de bolsa de valores. Você geralmente compra ações on-line por meio do mercado de ações, que qualquer pessoa pode acessar com uma conta de corretagem , consultor robótico ou plano de aposentadoria de funcionários. O mercado financeiro de ações é onde os investidores se encontram em conexão para comprar e vender ativos de investimentos, como: ações, índices, ações de propriedade de uma empresa pública, etc... Geralmente se refere a um dos principais índices do mercado de ações, como o Dow Jones Industrial Average ou o Standard & Poor's 500, ou a nossa do Brasil, a B3 (antiga Ibovespa).

O mercado de ações é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, ou a nossa CVM do Brasil e a missão da organização é proteger os investidores, manter mercados justos, ordenados e eficientes e facilitar a formação de capital. As vezes você pode ver uma manchete que diz que o mercado de ações caiu ou que o mercado de ações fechou em alta ou em baixa durante o dia. Na maioria das vezes, isso significa que os índices do mercado de ações subiram ou desceram, o que significa que as ações dentro do índice ganharam ou perderam valor como um todo.

Como funciona o mercado de ações como um todo?

O mercado de ações funciona por meio de uma rede de bolsas. Você já deve ter ouvido falar da Bolsa de Valores de Nova York ou da Nasdaq. As empresas listam ações de suas ações em bolsa por meio de um processo chamado oferta pública inicial, ou IPO . Os investidores compram essas ações, o que permite à empresa arrecadar dinheiro para expandir seus negócios. Os investidores podem então comprar e vender essas ações entre si, e a bolsa de valores rastreia a oferta e a demanda de cada ação listada. Antes de entrarmos nos mercados de ações, você precisa entender as ações e como elas funcionam em um nível básico. Aqui estão alguns conceitos básicos que podem ajudar os novos investidores a entender como funciona o mercado de ações. As ações, também conhecidas como ações ou empresas de capital aberto, representam participações societárias em empresas que optam por ter suas ações disponíveis para investidores públicos. Uma ação representa uma participação acionária em uma empresa - se você comprar uma ação da Apple ( NASDAQ:AAPL ), você possui uma pequena parte do negócio e pode compartilhar o sucesso da empresa. Em outras palavras, em vez de pertencer a um indivíduo ou a um grupo privado, algumas empresas optam por "abrir o capital" , o que significa que qualquer pessoa pode se tornar co-proprietária comprando ações da empresa.

A grande maioria das negociações de ações ocorre entre investidores. Isso significa, por exemplo, que se você quiser comprar ações da Microsoft ( NASDAQ:MSFT ) e clicar no botão "comprar" no site da sua corretora, você está comprando ações que outro investidor decidiu vender - não da própria Microsoft. Ao comprar ações de uma ação, você se torna um investidor na empresa referida. Se houver muita demanda por uma ação, os investidores comprarão ações mais rapidamente do que os vendedores querem se livrar delas, e o preço subirá. Por outro lado, se mais investidores estão vendendo uma ação do que comprando, o preço de mercado cairá.

VOCÊ SABIA?

O preço de uma ação é regido pela oferta e demanda. Se muitas pessoas querem possuir parte de uma determinada empresa, o preço das ações dessa empresa aumenta.

A principal razão para usar o sistema de formador de mercado em vez de simplesmente permitir que os investidores comprem e vendam ações diretamente uns aos outros é garantir que sempre haja um comprador para combinar com todos os vendedores e vice-versa. Se você deseja vender uma ação, não precisa esperar até que um comprador queira seu número exato de ações - um formador de mercado as comprará imediatamente.

Historicamente, as negociações de ações provavelmente ocorreram em um mercado físico. Atualmente, o mercado de ações funciona eletronicamente, por meio da internet e corretoras de valores online. Cada negociação acontece em uma base de ação por ação, mas os preços gerais das ações geralmente se movem em conjunto devido a notícias, eventos políticos, relatórios econômicos e outros fatores.


Sobre os Formadores de mercados, quem são?

Sobre os Formadores de mercados, quem são?

Um conceito extremamente importante quando se trata de entender o mercado de ações é a ideia de um formador de mercado. Para garantir que haja sempre um mercado para ações em uma bolsa e os investidores possam optar por comprar e vender ações imediatamente sempre que quiserem durante o horário de mercado, indivíduos conhecidos como formadores de mercado atuam como intermediários entre compradores e vendedores. 

Aqui está um resumo do que os investidores devem saber sobre o processo:

  • A oferta mais alta para comprar ações listadas de um formador de mercado em um determinado momento é conhecida como oferta, e o preço de venda mais baixo oferecido é conhecido como pedido.
  • Os formadores de mercado compram e mantêm ações e listam continuamente as cotações de compra e venda de ações.
  • A diferença entre os dois é chamada de spread. Daí é onde eles ganham dinheiro, nessa diferença!

Investindo em Ações no Mercado

Investir no mercado de ações traz riscos, mas com as estratégias de investimento corretas, pode ser feito com segurança com risco mínimo de perdas a longo prazo. O day trading, que exige a compra e venda rápida de ações com base nas oscilações de preço, é extremamente arriscado. Por outro lado, investir no mercado de ações a longo prazo provou ser uma excelente maneira de construir riqueza ao longo do tempo.

O que acontece quando você compra uma ação? Os investidores devem realizar as transações de compra ou venda de ações por meio de uma corretora, que é simplesmente uma entidade licenciada para negociar ações em bolsa de valores. Um corretor pode ser uma pessoa real a quem você diz o que comprar e vender, ou também pode ser um corretor online... que digamos, TD Ameritrade ou Fidelity, que processa toda a transação eletronicamente. Quando você compra uma ação, aqui está a versão simplificada de como ela funciona:
  • Você diz ao seu corretor (ou faz isso eletronicamente) qual ação deseja comprar e quantas ações deseja.
  • Seu corretor (broker online) retransmite seu pedido para a bolsa e um formador de mercado vende suas ações ao preço de mercado atual.
  • As ações são então entregues à sua conta.

Vídeo de Apresentação do Resumo desse Artigo



Resumindo: As ações têm sido uma boa maneira de se proteger contra a inflação. A capacidade de obter renda passiva regular, pois muitas empresas pagam dividendos, ou uma parte de seus lucros aos investidores. Também torna as ações um investimento mais líquido em comparação com outras opções, como investimentos imobiliários que você não pode vender rapidamente. Ou seja, tenha cautela quando for fazer seus investimentos, pois esse artigo trata-se de informações e dicas e nunca uma recomendação. Estude o mercado e invista conforme o seu perfil de investidor!